
Quem Somos
Aprovado em Diário da República, corria o ano de 1992, o Centro Social e Paroquial S. Pedro de Loureiro tem por missão prestar cuidados a idosos com necessidades a nível social, económico, habitacional, e muitas vezes sem qualquer retaguarda familiar. Assume um papel determinante na integridade física e psíquica dos seus utentes, pretendendo assim manter o máximo de qualidade de vida possível no seu próprio domicílio, evitando ou adiando ao máximo a sua institucionalização.
Contam-se 40 utentes no serviço de apoio domiciliário, único equipamento social do Centro até à data. Entre os serviços previstos estão a higiene habitacional e pessoal, cuidados de imagem, tratamento de roupas, fornecimento de refeições, serviços de socialização, confecção de alimentos no domicílio, prestação de serviços no exterior, cedência de ajudas técnicas, transporte, acompanhamento médico e até pequenas reparações no domicílio.
O Centro regista um aumento constante de pedidos de apoio ao domicílio, ou não estivéssemos localizados numa zona marcada por um crescente envelhecimento.
Num futuro muito próximo iremos abrir portas do novo edifício onde irão funcionar duas novas respostas sociais, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar) e Centro de Dia, além do existente Serviço de Apoio Domiciliário, a ERPI irá ter capacidade para 25 residentes e o Centro de Dia a capacidade para 16 utentes.